terça-feira, 29 de abril de 2014

Exame Linfocintilografia 17 de abril de 2014

Chegou o dia esperado! Dia 17 de abril de 2014!
Dia da minha cirurgia para retirada dos nódulos nas mamas esquerda e direita.
Na manhã da quinta feira, tinha agendado um linfocintilografia mamária. Esse exame é para localizar o linfonodo principal do tumor. É utilizado um aparelho portátil de detecção de radiação que é deslocado para o centro cirúrgico com o objtetivo de ajudar o cirurgião na sua retirada.
Esse exame não é nada bom!! Na verdade, injeta na derme, nas minhas duas auréolas uma sustância radiotiva, que é absorvida pelas células cancerosas contraste queima, arde, dói, incomoda por alguns minutos.
Confesso que até chorei!!! Mas venci mais essa etapa!! 
Os linfonodos sentinela (gânglio linfático) são os primeiros a receber as células malignas oriundas  de um tumor canceroso primário, através da circulação linfática.
Ele é a primeira barreira defensiva do organismo contra o espalhamento do câncer (as metástases) e só depois  dele os linfonodos são afetados. As condições que o linfonodo sentinela são encontrados indicam, com alto grau de precisão, o estado em que se encontram os outros linfonodos da região (axilar). No câncer de mama é necessário retirar os linfonodos sentinela, eles orientam o médico quanto à direção da drenagem linfática do tumor e o estado em que se encontra, sugerindo ou não a retirada dos demais gânglios regionais.
Esse exame é punk, mas a gente vence tudo nessa fase quando acreditamos em uma força maior. E o acreditar é tão importante que os meus linfonodos não foram comprometidos, amém!!! Vamos que vamos confiantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Câncer de Mama TEM CURA!!!

               OLÁ QUERIDAS GUERREIRAS, Após três anos, volto ao blog, para trazer esperança, força e mostrar que com fé, perseverança, acre...